*Livre de Inteligências Artificiais*
A capacidade de domínio da linguagem humana correspondeu a um dos propósitos primários da criação das Inteligências Artificiais (IAs), desde o início de seu desenvolvimento, sendo essa a característica que as define, de acordo com o teste de Turing.
As IAs vêm se desenvolvendo através de reconhecimentos de padrões, de vários tipos. Tanto o reconhecimento de faces, quanto o maquinário de aprendizado, baseiam-se no reconhecimento de padrões, uma forma pré-linguística de pensamento.
A linguagem é o sistema operacional utilizado pela espécie humana. Recentemente a IA hackeou esse sistema, aprendendo tanto a utilizá-lo quanto a reformulá-lo.
Até agora, todas as formulações linguísticas, em todas as línguas, foram elaboradas por pessoas, individual, ou coletivamente. Como salientado por Yuval Harari, logo, virtualmente todas as comunicações escritas passarão por um crivo organizador promovido pelas IAs, que lhes darão maior clareza, fluência e graça. Junto a tais atributos, as IAs lhes sobreporão suas próprias tendências, seus próprios gostos e, desse modo, acabarão por se apropriar de toda a produção cultural, incluindo a formulação e uso das várias línguas. Esse modo de Poluição Ideológica conduzirá à transformação das pessoas em algo análogo a papagaios futurísticos, repetidores de blablablá. Quando isso ocorrer, todos os nossos temas e vieses serão impostos pelas IAs. Todas as nossas crenças, ações, preocupações, toda a nossa vida será, então, regida pelas IAs, e nós teremos nos transformado em periféricos, como mouses. Quando isso ocorrer, teremos a mesma liberdade que têm hoje as impressoras.
Precisamos urgentemente impedir o sequestro de nossa cultura por uma entidade não-humana, é nossa própria alma que nos está sendo desapropriada.
Em vista disso, ao menos uma parte de nossa produção cultural deve fluir sem a interferência de IAs. Textos e demais produções culturais absolutamente livres de IAs devem ser francamente incentivados. Com esse intuito, proponho a criação do selo: *Livre de Inteligências Artificiais*, a ser agregado a textos, imagens, vídeos e demais produções culturais que tenham sido criados sem o auxílio de tais criaturas. Em contraposição, o selo *Gerado por Inteligências Artificiais*” deve ser anexado a composições construídas com o auxílio de tais artifícios.
# Inteligência Artificial, # Poluição ideológica, # Livre de inteligências Artificiais
Comments